Embora a falta de menstruação pareça ser um dos sintomas mais clássicos da gravidez precoce, na verdade existem muitos outros sinais de que um teste de gravidez positivo pode estar no seu futuro.
Perguntamos aos nossos leitores quais eram alguns de seus sinais e sintomas de gravidez precoce, e algumas das respostas podem surpreendê-lo. Confira estes primeiros sinais e sintomas de gravidez para ver se algum deles soa familiar.
Lista de verificação de sintomas de gravidez precoce
É bom descobrir a gravidez o mais rápido possível para ir e fazer todo o enxoval em uma loja de roupa infantil.
Fadiga
Para ajudar seu bebê a obter os nutrientes de que precisa para crescer, seu corpo aumenta a produção de sangue. Além disso, o açúcar no sangue e a pressão arterial diminuem durante a gravidez, graças aos níveis crescentes de estrogênio e progesterona.
Todas essas mudanças em seu corpo são exaustivas, então se você tiver sorte e conseguir pegar alguns z’s durante o dia, encontre um lugar seguro para fazê-lo (também conhecido como não enquanto dirige do trabalho para casa) e tire uma soneca.
Insônia
Do outro lado da fadiga da gravidez está a insônia relacionada à gravidez. Como efeito colateral direto do cochilo durante o dia, graças aos altos níveis de progesterona que as deixam com sono, muitas mulheres grávidas têm dificuldade em adormecer à noite.
Mesmo sem cochilos durante o dia, essas mudanças hormonais podem dificultar o adormecimento ou a manutenção do sono. Acrescente aquela vontade interminável de fazer xixi, e uma boa noite de sono pode se tornar muito difícil de conseguir.
44% das mulheres relataram insônia durante o primeiro trimestre da gravidez, embora fosse mais comum em mulheres que tinham dificuldades para dormir antes de engravidar.
Sonhos intensos
Muitas mulheres mencionaram que a gravidez trouxe sonhos mais vívidos ou intensos do que antes. Os aumentos nos hormônios da gravidez são, mais uma vez, provavelmente os culpados aqui. Além disso, essas horas extras de sono devido ao cansaço da gravidez criam mais oportunidades para realizar sonhos de todos os tipos.
Finalmente, lembrar dos sonhos está relacionado à atualidade. Como as mães grávidas acordam mais durante a noite (para fazer xixi, em resposta ao movimento do bebê, para mudar de posição e tudo mais), é mais provável que elas se lembrem mais de seus sonhos do que se tivessem uma boa noite de sono.
Suores noturnos ou sensação de calor
A parte do cérebro encarregada de regular o calor está à mercê dos hormônios da gravidez em constante mudança.
Mudanças rápidas no estrogênio, bem como aumento do fluxo sanguíneo, podem causar um aumento na temperatura corporal, que seu corpo pode interpretar como uma sugestão para suar tanto que você pode lubrificar um escorregão.
O aumento dos níveis de progesterona eleva a temperatura corporal basal, e o aumento da taxa metabólica também pode fazer com que você se sinta mais quente.
Se você entender isso como uma deixa para relaxar em uma piscina infantil gelada, não importa em que época do ano você esteja grávida, ninguém vai julgar.
Dores de cabeça
A combinação de dores de cabeça e cansaço da gravidez pode fazer sua cabeça latejar. Converse com seu médico sobre maneiras seguras de combater dores de cabeça na gravidez se beber mais água e descansar mais não estiver funcionando.
Nota: Se você tiver uma forte dor de cabeça que não é aliviada por Tylenol e MUITA água (3-4 copos grandes de água, todos de uma vez), ligue para o seu médico. Pode ser apenas uma dor de cabeça ou pode ser o início da pré-eclâmpsia, que não é nada fácil.
Muito xixi
Na gravidez, o xixi simplesmente não para. O hormônio hCG, produzido pelas células da placenta, nutre e alimenta o embrião ligado ao revestimento uterino. É também o hormônio que lhe dará um resultado positivo em um teste de gravidez e, aparentemente, fará você fazer xixi dia e noite.
À medida que seu bebê cresce, ele começa a pressionar sua bexiga, dando-lhe vontade de fazer xixi centenas de vezes ao dia. Aproveitar!