Acredite ou não, mas aprender a organizar sua casa. É mais fácil do que você imagina, depois das mudanças jundiaí.
A verdade é que se organizar parece uma luta constante, isso não significa que você é incapaz de ser arrumado ou que sua bagunça está fora de controle demais para ser controlada.
Não! Pode ser que você esteja tentando dominar o caos usando o método de organização errado .
… Dizer o que?
Bem, embora não haja uma maneira “certa” ou “errada” de se organizar, dependendo dos problemas de organização que você enfrenta em casa, algumas técnicas de organização e organização podem ser mais eficazes para você e sua bagunça do que outras.
Pense desta forma: assim como você não usaria um esfregão para esfregar a banheira ou uma escova de dentes para varrer o chão – embora ambas as ferramentas tecnicamente possam produzir alguns resultados se você se esforçar o suficiente – você pode estar trabalhando mais do que você precisa organizar tudo aplicando a metodologia errada ao seu problema.
Portanto, não importa o tamanho da sua bagunça, há quanto tempo seu lixo está lá ou o quão impotente você se sente toda vez que começa a tentar resolvê-lo, prometemos que há esperança.
Aqui estão cinco maneiras eficazes de tornar qualquer área da sua casa mais organizada, não importa quão grande ou pequeno seja o seu problema de desordem.
1. Encurralar pequenos itens juntos
Se você olhar fotos de cozinhas e banheiros organizados, há uma coisa que todos têm em comum: as bancadas são, na maioria das vezes, completamente desorganizadas.
Mas como você pode fazer isso quando há uma série de itens que você precisa para estar ao ar livre e facilmente acessíveis diariamente? A resposta é simples: encurrale-os usando uma bandeja bonita.
Ou, para itens maiores, guarde-os em uma caixa de armazenamento aberta e de bom gosto que você pode deixar para facilitar o acesso.
Pense nisso como um caos organizado; ele dará a todas as suas probabilidades e pontas soltas – como joias, sabonete facial, alisador e porta-escovas de dentes – um único lugar para pousar, deixando o resto da superfície com uma aparência limpa e organizada.
2. Organize por cor
Perfeito para estantes de livros, prateleiras de cozinha ou praticamente qualquer lugar onde você tenha uma coleção de coisas expostas ao ar livre – como a coleção de ímãs que está tomando conta de sua geladeira ou os 1.001 bichos de pelúcia de seu filho – experimente o método de organização ROYGBV.
Basicamente, o que isso significa é que você faz sua desordem parecer mais organizada, classificando-a de acordo com as cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta, com brancos, pretos e marrons tendo suas próprias seções também. , como necessário.
Mesmo que você não esteja realmente se livrando do excesso de itens ou mesmo escondendo-os de sua visão, eles parecerão instantaneamente mais organizados à distância porque são classificados por cor. Além disso, também é uma ótima declaração de decoração.
3. Experimente a abordagem “Fora da vista, fora da mente”
Você já sabe que abrir mão de coisas que não precisa ou não usa é um dos primeiros passos para acabar com a bagunça e se organizar melhor.
Mas, se você já fez isso, mas ainda sente que suas gavetas e armários estão prestes a estourar, experimente este joguinho: escolha uma área excessivamente bagunçada em sua casa – talvez seja sua gaveta cheia de utensílios de cozinha ou seu armário de linho transbordando – e tire todos os itens dele.
Em seguida, selecione seus cinco a dez itens mais usados e/ou favoritos do lote (seu número pode variar dependendo da categoria de itens que você está lidando) e guarde apenas as peças cuidadosamente selecionadas, organizando-as à medida que avança.
Em seguida, jogue o resto em um saco de lixo preto e guarde no fundo do armário por um mês.
Veja quantas vezes, se houver, você precisa vasculhar a sacola em busca de um item que não está na lista de cortes.
4. Crie uma “Caixa de entrada”
Mesmo que tudo em sua casa tenha um lugar organizado ao qual pertence, pode ser difícil manter-se completamente atualizado com sua organização 100% do tempo. Portanto, para evitar que pequenas bagunças se tornem insuportáveis, estabelecer sua própria “caixa de entrada” – essencialmente, um lugar para guardar tudo o que você precisa organizar ou guardar, mas não tem tempo para resolver no momento – pode ajuda.
Seja uma pequena lixeira que você mantém sob sua mesa ou um cesto de roupa suja extra escondido no canto de seu lavabo, simplesmente jogue qualquer coisa que tenha sido deixada de fora durante o dia em sua “caixa de entrada” e, a cada poucos dias, classifique e coloque cada item de volta onde ele pertence.
Dessa forma, sua casa ficará sempre mais organizada e arrumada , mesmo nos dias mais agitados.
5. Considere a organização através de uma nova lente
O que seus amigos e familiares veem quando entram em sua casa versus o que você vê nem sempre é a mesma coisa. Mesmo que você tenha aplicado os métodos de organização listados acima e arrumado suas coisas da melhor maneira possível, sua casa ainda pode parecer bastante desorganizada para os outros.
Para descobrir se esse é o caso, uma mudança de perspectiva pode ajudar. Fique em um canto do seu quarto e use seu telefone para tirar uma foto rápida do seu espaço como um todo.
Agora, em vez de olhar para o espaço IRL, olhe apenas para as fotos. Isso torna 10 vezes mais fácil para você ver sua casa através de novos olhos, permitindo identificar áreas remanescentes que precisam de sua atenção.